29 de jul. de 2011

Domingo, 07 de agosto de 2011: Eleição no IPCN

Primeira chapa: "IPCN NÓS QUEREMOS", no hall de entrada da Sede, na Av Mem de Sá 208, com vistas a eleição de       07/08/2011        das 10 às 18 h.
O que não foi possível em 08/07, irá se realizar em 07/08, com maior segurança. Compareça! Vamos fazer uma Grande Festa para marcar a retomada do IPCN aos seus caminhos legais, com as pompas e circunstâncias que a data merece depois de todas as dificuldades superadas para se chegar até aqui!

18 de jul. de 2011

IPCN EM MOVIMENTO

Museu João Cândido

                                             
O IPCN, esteve presente no dia 12 de julho em São João do Meriti, acompanhando o presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira de Araujo`e o Representante Regional RJ/ES, Rodrigo Nascimento, em visita ao COPIR/SJM, onde foram recebidos pela sua presidente Leila, o Frei Tatá, a neta e a bisneta do Marinheiro Negro, líder da Revolta da Chibata, Sonia e Ana Paula, rumando em seguida em comitiva para a Prefeitura, local da reunião para acompanhar o andamento do processo de implantação do museu e discutir algumas possibilidades de parcerias internas e externas, com a participação do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), José do Nascimento Júnior, e o prefeito do município de São João do Meriti, Sandro Matos, juntamente com o seu secretariado.
Um dia histórico não só para Cidade como para toda a Baixada e o próprio Estado do Rio de Janeiro, foi a tônica de todos os discursos emocionados, enfatizando estar se conseguindo de fato homenagear um grande herói brasileiro. A área escolhida para implantação do museu está localizada numa terreno elevado no centro da cidade, que no passado foi residência do embaixador de Portugal e sua construção terá o formato de um navio.
Com a abertura do processo de licitação, o apoio da Palmares e do IBRAM, a expectativa que o museu já esteja aberto ao público em um pouco mais de um ano. Paabéns ao prefeito de São João de Meriti, Sandro Matos, oa Presidente da Palmares, Elói Ferreira de Araújo e do IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus, José Nascimento Junior.
No final do dia, os dois últimos combinaram uma agenda conjunta de visita ao IPCN, para conhecerem as peças apreendidas pela Polícia Civil, atualmente sob a nossa guarda, para proporem uma ação conjunta para preservação e exposição das mesmas.
Benedito Sérgio
Diretoria Provisória do IPCN












https://picasaweb.google.com/106759674155541116295/JoaoCandidoMuseu?authuser=0&authkey=Gv1sRgCIiR9JnGkOHhLg&feat=directlink

6 de jul. de 2011

DIA 8 / ANIVERSÁRIO DO IPCN

Neste domingo, 10 de julho, não percam:
 festa de aniversário do IPCN e
Grande Roda de capoeira com  Mestre Roque!

Domingo, 10 de Julho, a partir de 10:00h, entrem na grande roda de capoeira do IPCN, Rua Mem de Sá, em frente ao número 208. Com  Mestre Roque, o mais antigo mestre de capoeira em atividade do Brasil, laureado em 2010 pelo IPHAN como Patrimônio Cultural do Brasil, junto com outros grandes mestres*. 

A roda de capoeira  será o ponto alto dos festejos, iniciados na  noite da sexta-feira 08/07/2011, pelo 36º aniversário do IPCN - marca histórica da Resistência Negra no Brasil e no mundo.  

 ESPERAMOS VOCES LÁ!   Com o Mestre Roque e muita confraternização em frente ao Instituto de Pesquisa das Culturas Negras (IPCN), Rua Mem de Sá, 208, Lapa