30 de out. de 2018

ALERTA RESULTADO ELEITORAL


                            Seminário Crítica da Consciência Negra

É com honra e satisfação que os estamos convidando a participar de uma reflexão conjunta sobre tema que urge ser multiplicado em nossa sociedade: a inflexão da razão afro-brasileira na historicidade do país em face à suposta episteme civilizatória ocidental de mão única. Consideramos como hipótese que o meio social negro-afro-brasileiro justamente por conta da condição de emparedamento a que tem sido acometido no devir histórico no Brasil tem ocupado posto de observação e realização cultural no sentido o mais amplo possível capaz de dar lume a soluções singulares e de grande relevância ofertados ao destino do país.

Local: Salão Nobre do IFCS/UFRJ
Hora: 14:00 às 17:00h

Quarta-feira, 07.11.18: 

Renato Nogueira (PPGEDuc/UFRRJ), Sônia Beatriz dos Santos (Pós-Doutora Minesota University, EDU-UERJ, PPGCC/FEBF-UERJ), Katiúscia Ribeiro (Doutoranda em Filosofia, IFCS/UFRJ), Flávio dos Santos Gomes (PPGHC/UFRJ)
Quinta-feira, 08.11.18: 
Helena Theodoro (Pós-Doutorado, PPHC/UFRJ, escritora), Júlio Tavares (Prof. Titular, PPGA/UFF), Aza Njeri (Dra. Literaturas Africanas/UFRJ), Muniz Sodré (Prof. Emérito/UFRJ, filósofo, escritor).
Coordenação:
 José Jorge Siqueira  (Pós-Doutorando, PPGHC/UFRJ)
                                                                                               

15 de mai. de 2018

Encontro de Arte Negra no MAM

No dia 16 de maio de 1978, nos noventa anos da Abolição, O instituto de Pesquisa das Culturas Negras - IPCN iniciava uma atividade de fôlego no Museu de Arte Moderna do RIo de janeiro, disputando passo a passo com o MOMA de Nova York. Foram 20 dias da mais completa euforia, apesar de toda pressão dos órgãos de segurança e da má vontade da direção, o que nos levou a construir uma senzala nas áreas livres, como única forma de viabilizar o evento.
Isso foi a quarenta anos, em plena ditadura militar e nunca mais se repetiu. Logo após o MAM sofreria um grande incêndio e ficaria fechado por vários anos.
Veja no folheto de apresentação os heróis dessa verdadeira epopéia.








5 de abr. de 2018

Pr0gramação de abril de 2018

Domingo - 08/04
Feira Cultural da Cruz Vermelha
das 10 às 19 horas Encontro cultural e artístico
no Casarão Histórico da Mem de Sá 208


Sexta-feira  - 13/04
Encontro com Jorge Coutinho
Presidente do SATED e fundador
do IPCN, promovendo várias reuniões
na sua residência.
"Atual Conjuntura Política Brasileira
e as eleições gerais desse ano"


Sábado 14/04
Coletivo 21 dias contra o Racismo.
"Avaliação da Campanha de 2018"
A partir das 13 horas.

15 de mar. de 2018

MARIELLE FRANCO





Afinal que intervenção é essa, onde o Luto não respeita a Luta.

Será novamente uma questão de gênero, com risco de ser desmoralizada como o foram as UPPs?

Ficará novamente claro que o único objetivo é a manutenção da excludência do chamado "modo de vida carioca", baseado principalmente na corrupção, na bandidagem e numa desigualdade cada vez mais crescente - tanto causa como consequência de um sistema totalmente desumano?

É incrível que o patamar de execução de pessoas em escala elevada para qualquer padrão mundial, mesmo em países assolados por guerras e revoluções, estejamos agora assistindo a eliminação das poucas vozes que restam na defesa dessas classes menos privilegiadas.


A Intervenção sim agora está em cheque, e cabe aos seus condutores apresentarem fatos, o que será muito difícil, que superem essa tragédia.

Sua superação é urgente, antes que se transforme na marca indelével dessa iniciativa. Isso, com certeza deveria ser a principal preocupação do QG de mais essa tentativa de acabar com a violência no Rio de Janeiro.