17 de nov. de 2011

NOTA OFICIAL DE ESCLARECIMENTO PÚBLICO

NOTA OFICIAL

ESCLARECIMENTO PÚBLICO
sec. de Comunicação - p/Mauro Viana

Convidado pelo Conselho de Defesa do Direito do Negro - CEDINE – do Estado do Rio de Janeiro para membro do conselho e integrar o calendário de atividades artístico-culturais, em torno das celebrações do Mês da Consciência Negra - Agenda Única Zumbi-2011, o Instituto de Pesquisa das Culturas Negras – IPCN, criado no início da década de setenta e oficializado em 08/07/1975, INFORMA A TODOS QUE, focado no Processo de Reconstrução em curso após anos de abandono DECLINOU OFICIALMENTE de ambos os convites, motivo pelo qual, a diretoria do IPCN se eximiu de participar da programação do CEDINE, manifestando-se inclusive com aviso (via correio eletrônico) da não participação do IPCN, nas festividades do CEDINE, em conformidade com as deliberações da diretoria. Diante do anúncio da participação do IPCN, na Agenda Única 2011, resta-nos esclarecer que esta inserção não corresponde a nenhum acordo, convênio ou parceria entre o IPCN e o CEDINE. No que diz respeito às comemorações do Mês da Consciência Negra 2011 a programação oficial do IPCN se resumirá a:

Dia 20 de novembro de 2011 - Dia Nacional da Consciência Negra
10h – Abertura do churrasco dos Capoeiras em homenagem a Zumbi 13h - Lançamento do livro Diáspora na Diáspora de Ailton Benedito 17h - Homenagem aos Escritores Negros Brasileiros.

Instituto de Pesquisa das Culturas Negras

Presidente Benedito Sérgio de Almeida Alves

29 de jul. de 2011

Domingo, 07 de agosto de 2011: Eleição no IPCN

Primeira chapa: "IPCN NÓS QUEREMOS", no hall de entrada da Sede, na Av Mem de Sá 208, com vistas a eleição de       07/08/2011        das 10 às 18 h.
O que não foi possível em 08/07, irá se realizar em 07/08, com maior segurança. Compareça! Vamos fazer uma Grande Festa para marcar a retomada do IPCN aos seus caminhos legais, com as pompas e circunstâncias que a data merece depois de todas as dificuldades superadas para se chegar até aqui!

18 de jul. de 2011

IPCN EM MOVIMENTO

Museu João Cândido

                                             
O IPCN, esteve presente no dia 12 de julho em São João do Meriti, acompanhando o presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira de Araujo`e o Representante Regional RJ/ES, Rodrigo Nascimento, em visita ao COPIR/SJM, onde foram recebidos pela sua presidente Leila, o Frei Tatá, a neta e a bisneta do Marinheiro Negro, líder da Revolta da Chibata, Sonia e Ana Paula, rumando em seguida em comitiva para a Prefeitura, local da reunião para acompanhar o andamento do processo de implantação do museu e discutir algumas possibilidades de parcerias internas e externas, com a participação do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), José do Nascimento Júnior, e o prefeito do município de São João do Meriti, Sandro Matos, juntamente com o seu secretariado.
Um dia histórico não só para Cidade como para toda a Baixada e o próprio Estado do Rio de Janeiro, foi a tônica de todos os discursos emocionados, enfatizando estar se conseguindo de fato homenagear um grande herói brasileiro. A área escolhida para implantação do museu está localizada numa terreno elevado no centro da cidade, que no passado foi residência do embaixador de Portugal e sua construção terá o formato de um navio.
Com a abertura do processo de licitação, o apoio da Palmares e do IBRAM, a expectativa que o museu já esteja aberto ao público em um pouco mais de um ano. Paabéns ao prefeito de São João de Meriti, Sandro Matos, oa Presidente da Palmares, Elói Ferreira de Araújo e do IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus, José Nascimento Junior.
No final do dia, os dois últimos combinaram uma agenda conjunta de visita ao IPCN, para conhecerem as peças apreendidas pela Polícia Civil, atualmente sob a nossa guarda, para proporem uma ação conjunta para preservação e exposição das mesmas.
Benedito Sérgio
Diretoria Provisória do IPCN












https://picasaweb.google.com/106759674155541116295/JoaoCandidoMuseu?authuser=0&authkey=Gv1sRgCIiR9JnGkOHhLg&feat=directlink

6 de jul. de 2011

DIA 8 / ANIVERSÁRIO DO IPCN

Neste domingo, 10 de julho, não percam:
 festa de aniversário do IPCN e
Grande Roda de capoeira com  Mestre Roque!

Domingo, 10 de Julho, a partir de 10:00h, entrem na grande roda de capoeira do IPCN, Rua Mem de Sá, em frente ao número 208. Com  Mestre Roque, o mais antigo mestre de capoeira em atividade do Brasil, laureado em 2010 pelo IPHAN como Patrimônio Cultural do Brasil, junto com outros grandes mestres*. 

A roda de capoeira  será o ponto alto dos festejos, iniciados na  noite da sexta-feira 08/07/2011, pelo 36º aniversário do IPCN - marca histórica da Resistência Negra no Brasil e no mundo.  

 ESPERAMOS VOCES LÁ!   Com o Mestre Roque e muita confraternização em frente ao Instituto de Pesquisa das Culturas Negras (IPCN), Rua Mem de Sá, 208, Lapa

29 de jun. de 2011

NOVA DATA PARA ELEIÇÃO

IPCN
INSTITUTO DE PESQUISA DAS CULTURAS NEGRAS
COMISSÃO ELEITORAL
Aos Associados:
Conforme pronunciamento do Presidente da Comissão Eleitoral em última reunião, a única Chapa apresentada para o pleito eleitoral não atendeu aos requisitos mínimos determinados no Estatuto do IPCN.
Por tal motivo encontra-se PRORROGADA a inscrição de CHAPAS para o prazo de 30 (trinta) dias a partir da presente divulgação.
O Calendário eleitoral fica assim definido.

CRONOGRAMA: ANO 2011
APRESENTAÇÃO DAS CHAPAS: 28 DE JULHO
ELEIÇÃO: 07 DE AGOSTO
POSSE: 21 DE AGOSTO


A COMISSÃO ELEITORAL
Presidente: Robson luis Monsueto
Fancisco Manoel Pereira Costa Filho - Chicão
Suplente:Roselene Sergio Ribeiro

9 de mai. de 2011

RECUPERAÇAO DO IPCN – AGORA A ELEIÇÃO


Depois de providências para se ter uma conta bancária; - da campanha para arrecadação de fundos; - da criação de blog; - da contratação de empresa para restauro; - dos eventos para atrair antigos militantes; - do cadastramento de associados; - da melhoria da fachada principal; - do convênio com os Dragões da Riachuelo; - da retirada do entulho e limpeza interna do imóvel; - da eleição da Comissão Eleitoral e da Diretoria Provisória; - do acondicionamento dos arquivos históricos; - da regularização junto à Light e recuperação das instalações elétricas; -  das aulas de capoeira do Mestre Roque; - das reuniões da Juventude Negra; - do retorno ao cenário político encaminhando a discussão pela criação do Memorial da Diáspora Africana na Zona Portuária. O novo IPCN entra agora na sua fase mais importante – a eleição de uma Diretoria Definitiva, para comandar os destinos da casa de 08/07/2011 a 08/07/2013.
Desde a primeira reunião em 26/08/2010, a trajetória tem sido penosa e difícil, mas a garra e tenacidade dos poucos que ACREDITARAM, foi suficiente para superar cada uma das etapas. O novo IPCN está hoje, totalmente rompido com o seu triste passado recente e em condições de construir um grande futuro de luta.
Daí a importância da próxima eleição. Não podemos mais eleger simples donatários ou capitães do mato, o IPCN surgiu para abrigar todas as formas de luta em prol de nossa etnia, para ser uma Casa aberta, democrática e transparente, sem donos ou aparelhamentos partidários; dirigida com elevado grau de responsabilidade e comprometimento. É isto que temos de garantir nesta próxima eleição.
Para tanto ainda precisamos vencer algumas etapas importantes, em obediência como é de nossa tradição, a um rígido calendário de Rodas de Conversas, sempre a partir das 19 horas, para examinarmos todas as possibilidades, e termos a(s) melhor(es) chapa(s) em disputa no dia 08/11/2011:

Dia 11/05/2011 – Reunião conjunta da Diretoria Provisória e da Comissão Eleitoral, para participação na manifestação do dia 13 às 17h no Cais do Valongo e levantamento  prévio da constituição do Colégio Eleitoral devidamente habilitado para as eleições (cadastramento – www.recuperacaodoipcn.blogspot.com e, com a mensalidade de 2011 em dia – Banco do Brasil, Agência 3260-3, C/C 9297-5). Aberta ao público em geral.

Dia 18/05/2011 – Abertura da Roda de Conversas para formação de Chapa. Aberta apenas aos que comprovarem habilitação.

Dia 25/05/2011 – Segunda Roda de Conversas para formação de Chapa com os associados devidamente habilitados.

Dia 01/06/2011- Última Roda de Conversas para formação de Chapa com associados habilitados.

Dia 08/06/2011 – Apresentação pública da(s) Chapa(s). Aberta ao público em geral.


No dia 26/06/2011, domingo, ocasião em que a Rua Mem de Sá no trecho do IPCN estará fechada para Lazer: - Grande Festa de Capoeiras comandada pelo Mestre Roque. Compareça! Traga Amigos e Família! Ótima oportunidade para conversarmos informalmente sobre a Eleição.


DIA 08/07/2011 – SEXTA-FEIRA – ELEIÇÃO NO IPCN

2 de mai. de 2011

ELEIÇÕES NO IPCN

Na próxima terça-feira, 03 de maio de 2011, a partir das 17 horas, na sede do IPCN, será realizada reunião para organização da manifestação do dia 13 de maio no Cais do Valongo. Com isso, a reunião do IPCN que ocorreria na quarta-feira, foi antecipada para logo em seguida à reunião do Memorial, dando seguimento às iniciativas para realização das eleições do dia 08/07/2011.
Na ausência de documentação anterior, para participar desta eleição, a Comissão Eleitoral, determinou a obrigatoriedade de:

1)      Cadastramento como associado.
2)      Pagamento das mensalidades de 2011 – até a eleição serão sete, no valor de R$ 5,00 cada.

  1. A Direita Provisória eleita em 21 de março de 2011, disponibilizou na página: www.recuperacaodoipcn.blogspot.com, o cadastramento on line, no qual consta até o momento: (Adilson Xavier; Ailton Benedito de Souza; Alcyr Alves Nascimento; Alexandre da Silva Ferreira; Alexandre Lopes Tomé;   Amauri Pereira da Silva; Ana Beatriz da Silva; Ana Elisa Gomes de A Alves; Ana Maria Nascimento; Antonia Ignes Nolasco da Silva; Antonio Carlos Custódio da Silva; Ariolana Conceição do Carmo Pereira; Armando de Aguiar Silva Filho; Avelino Jose de Sousa; Benedito Sérgio de Almeida Alves; Berenice de Aguiar Silva; Carlos Alberto Medeiros; Carlos Eduardo Batista dos Santos; Catia Maria Fonseca da Cruz; Celso Ricardo; Cilene Fernandes Pinto; Claudia Miranda; Cláudia Rodrigues dos Santos; Denise Fernandes da Silva; Diego Leiros de Araújo; Edson Garrido; Eliane Borges da Silva; Eliane Felinto de Andrade; Eliane Vieira; Eloi Ferreira de Araújo; Erlane dos Santos Nascimento; Fabíola da Silva Camargo; Fátima Germano de Oliveira Malaquias; Fátima Leite Da Costa Sá; Fernanda Cristina de Souza Ferreira; Flávio Gomes; Flavio Maciel Rocha; Francisco Anísio Leite Bastos; Geisa Gomes; Gisela Maria Gomes; Gustavo Santana; Haroldo Costa; Helena Theodoro; Heloisa Marcondes Faria; João Carlos Araújo; João Costa Batista; Jorge Aluizio Nogueira; Jorge Batista de Assis; Jorge Carlos da Silva; Jorge Pinheiro; José Araújo; José Carlos de Freitas Félix; José Félix de Paula; José Márcio Vilardi; Josine Maria da Cunha; Laura Rodriguez; Luciene da Silva Lacerda; Luis Carlos Amaral; Luiz Carlos Gonçalves de Almeida; Lwanna Almeida A V Barbosa; Marcelo da Silva Ferreira; Márcia Vania Moura Zacharias; Marcio Alexandre M Gualberto; Márcio Flávio Silva de Oliveira; Maria de Fatima Sousa de Oliveira Barbosa; Maria Santana da Assunção; Mariana Pinto Machado; Milton Gonçalves; Nanci Rosa de Azeredo; Olidia Maria Da Conceição Lyra Silva – Mãe Torody; Olimpio Marques dos Santos; Orlando Fernandes; Paulo da Silva Santos; Paulo Roberto dos Santos; Renato B Silva; Ricardo do Nascimento; Roberto Santos de Carvalho; Rodrigo Nascimento; Romielson Pereira Augusto; Roselene Sérgio Ribeiroro; Rosimere Quintino de Brito; Ruth Pinheiro; Sergio Guilherme Gomes de Almeida Alves; Shirlene de Oliveira Victor; Simone L da Silva; Ubiratan Ramos; Vera Lucia Néri da Silva; Victor Marcos Madeira da Costa).

Para pagamento das mensalidades, também está disponível a conta do Banco do Brasil, Agencia 3260-3, Conta Corrente 9297-5, cujo comprovante de depósito será considerado como quitação das mensalidades para votação. Aqueles que quiserem contribuir além dos R$ 35,00, necessários à habilitação para votar e ser votado na eleição do dia 08/07, podem depositar um valor maior que o excedente também será considerado como tal: R$ 60,00, anuidade de 2011, além desse valor constará como mensalidades de 2012.

28 de abr. de 2011

REUNIÃO DO MEMORIAL DO VALONGO

PRÓXIMA REUNIÃO NO IPCN
03 DE MAIO A PARTIR DAS 17 H
A localização de um antigo Cais, a mais ou menos 1,5 m de profundidade na Região denominada Valongo, traz a tona uma História que as elites brasileiras sempre tentaram encobrir, primeiro com a construção sobre ele do Cais da Imperatriz e, posteriormente, nas primeiras décadas do Século XX, com o aterro do mar a sua frente para a grande reforma da Zona Portuária e a abertura da atual Avenida Barão de Teffé, com acesso às ruas Camerino e Sacadura Cabral. Com isto, tudo indicava que o "trabalho" tinha sido perfeito. Como num passe de mágica estavam apagadas para sempre, grande parte de nossas orígens históricas.
Transformado em corredor de passagem, o local do desembarque da maioria de africanos, capturados na África para serem escravizados nas Américas, inclusive após a proibição do tráfico, ficaria soterrado para sempre, obra que seria completada com  misterioso sumiço dos documentos da época, em sendo assim, nenhuma outra referência restaria para o Negro Brasileiro daquele período.
Quase um século depois, numa intervenção de vulto ainda maior, rompe-se definitivamente com esse período de trevas e uma  grande luz volta a brilhar sobre a Região, como se tudo voltasse a sua ordem natural. Novamente lá estão os que sobreviveram ou não da trágica viagem; os primeiros trabalhadores brasileiros com o seu primeiro Sindicato e sua primeira greve dos carregadores do porto - Aniceto; na escadaria esculpida na rocha para compartilharem da imensa dor de serem tratados como animais - na Pedra do Sal, transformam tudo em pura arte. Os estivadores todos reincorporados, recriam os primeiros sambas - Donga João da Baiana, Heitor dos Prazeres e tantos outros; Dom Obá II em audiência com o Imperador reclama dos maus tratos impostos aos negros da região; Machado de Assis, desce novamente suas ladeiras para ser o maior escritor brasileiro de todos os tempos e fundador da Academia Brasileira de letras. Uma poderosa tsunami surge a distância para acordar as gerações atuais, órfãs por uma trama deliberada de todas essas raízes, muitas delas presentes nos raros livros de Lima Barreto.
Diante de tudo isso a população do Rio de Janeiro não pode se omitir e começam as primeiras iniciativas contra esse possível novo soterramento. No dia 17 de março de 2011 de 2011 é lançada a Carta do Valongo com a proposta da criação no local de um Memorial da Diáspora Africana, assinada por representantes das três esferas de governo e representantes da sociedade civil, seguida de reuniões sucessivas (11, 18, 24 e 27 de abril) para dar sustentação a proposta, ficando decidida uma grande manifestação no local no DIA 13 de Maio, com marcação anterior de uma agenda com autoridades da Prefeitura para apresentação do projeto de preservação do prédio Docas D Pedro II, uma construção de André Rebouças.
Inteligentemente divididos em duas frentes, uma na esfera oficial Fundação Cultural Palmares, CEDINE, SUPPIR E CEPPIR e, outra junto à sociedade civil IPCN, CUT RJ, UNEGRO, 100 ÁFRICA, ESTIMATIVA, INCUBADORA AFRO BRASILEIRA, CEAP, ARQUIPEDRA, COMDEDINE, REPÚBLICA DO SAMBA, GABINETE DO DEP. GILBERTO PALMARES, CENTRO CULTURAL DO QUITUNGO, AFRO BRASIL TURISMO, seguem as discussões a procura da melhor maneira de referenciarmos nossa história e nossos antepassados.
As reuniões que ja foram realizadas na Palmares Rio e DAPIBGE, quando conjuntas, para discussão apenas da Sociedade Civil, foram transferidas para a sede do IPCN - Avenida Mem de Sá 208, junto à Cruz Vermelha. A próxima está marcada para a  terça-feira, 05 de maio de 2011, a partir das 17 horas. Compareça! Convoque a nossa gente! Venha reescrever a nossa História!

28 de mar. de 2011

PRIMEIRA REUNIÃO ABERTA

PRIMEIRA  REUNIÃO CONJUNTA DA DIRETORIA PROVISÓRIA (MANDATO 21 DE MARÇO  A 08 DE JULHO DE 2011) & COMISSÃO ELEITORAL
DATA:   QUARTA 30/03/2011  / LOCAL: SEDE DO IPCN - AV. MEM DE SÁ 208   HORÁRIO: 18:30 AS 20:30 HORAS. ABERTA AO PÚBLICO

25 de mar. de 2011

FOTOS DE 21 DE MARÇO DE 2011

ELEIÇÕES DO IPCN ADIADA PARA 08 DE JULHO

A não apresentação de outras chapas inscritas, o andamento das obras de recuperação, a falta de informações da situação atual da Instituição e o recadastramento ainda em curso, foram determinantes para o adiamento. Com o quorum obtido de mais de 50 novos cadastrados, desde o início das obras, o Grupo que vem liderando a Restauração da Sede bem que poderia ter se inscrito em chapa única para ocupar a diretoria no próximo triênio.
Após várias reuniões, o retorno paulatino de fundadores e o crescimento da adesão de novos associados, alguns, ainda bem jovens, o grupo responsável pela Comissão de Obras para Restauração do IPCN, em respeito ao resgate do passado histórico da Instituição e ao grandioso futuro que se pretende construir, resolveu aguardar mais um pouco.
Agora com a nova data, escolhida intencionalmente para o próximo aniversário do IPCN – 08 de julho de 2011, esperamos comemorar o retorno da democracia a nossa Casa.

VOCÊ QUE É PARTE DESSA HISTÓRIA NÃO PODE FICAR DE FORA!

ATA DA REUNIÃO DE APRESENTAÇÃO DE CHAPAS

18 de mar. de 2011

ELEIÇÃO DO IPCN 21/03/2011 APRESENTAÇÃO DE CHAPAS

Conforme deliberado pela Comissão Eleitoral, nesta segunda feira 21 de março de 2011, das 19 às 20 horas, será feita a apresentação das Chapas que concorrerão à eleição do dia 14 de abril, para comporem a nova Diretoria Do IPCN. Compareça, leve mais alguém com Você. Esta eleição é muito importante para a história de nossa Instituição. A Comissão de Restauração

25 de fev. de 2011

COMISSÃO DE OBRAS

MARÇO NA MEM DE SÁ
DOMINGO 06 - CARNAVAL DOS DRAGÕES NO IPCN




 
  
  
MARÇO DE 2011  - SEGUNDA 14 E 17 QUINTA - 19 HORAS - NO IPCN, REUNIÕES ABERTAS PARA TOD@S INTERESSAD@S EM FAZER PARTE DA CHAPA QUE IREMOS APRESENTAR PARA 14 DE ABRIL.

DOMINGO 20 A PARTIR DAS 14H - EVENTO ANTECIPADO DO DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL E FECHAMENTO DA CHAPA.

SEGUNDA 21 - ENCERRAMENTO DAS INSCRIÇÕES DE CHAPAS.


QUINTA 14 DE ABRIL - ELEIÇÃO

10 de fev. de 2011

Primeira oportunidade coletiva para cadastramento de antig@s e recadastramento de nov@s sóci@s no IPCN

DOMINGO - 20 FEVEREIRO – MEM SE SÁ 208 A PARTIR DAS 11H

DRAGÕES DA RIACHUELO & BOTEQUIM INTINERANTE DO BECO DO RATO,

COMPAREÇA!

O momento não poderia de ser mais oportuno, pelo visto, o Instituto de Pesquisa das Culturas Negras, está recuperando o seu rumo. A nossa sede histórica na Rua Mem de Sá 208, mesmo que parcialmente, já está em condição de uso. Mais de setenta por cento das obras proposta em setembro de 2010, foram concluídas e com recursos exclusivos de antig@s e nov@s associad@s, faltando poucos recursos para sua liberação total.

A comissão Eleitoral tirada na reunião do dia 11 de janeiro de 2011 no CEDIM, praticamente concluiu o seu trabalho inicial definindo o Colégio eleitoral, data limite s para inscrição de chapas (21 de março de 2011) e realização das eleições (14 de abril de 2011).

Poderão votar tod@s os associad@s que comprovarem sua participação no ano de 2011. Isto significa que basta se (re)cadastrar e comprovar o pagamento das mensalidades de janeiro a abril deste ano, vinte reais (4 mensalidades de R$5,00), ou o equivalente em doação para a obra de Restauração. Um valor simbólico, com o objetivo de ampliar ao máximo a possibilidade de participação, sem preocupação com os custos operacionais. Afinal, o IPCN merece!

Acima de tudo, torcemos para que deste processo, surjam nomes que garantam a continuidade da luta como prova de que SIM, NÓS PODEMOS. E porque não Você?! Logo estaremos convocando reuniões sucessivas para discutirmos todos essas questões. Aguarde calendário completo, local, datas e horários dessas reuniões.

Conta Corrente para contribuição à obra do IPCN e habilitação para a eleição:
“CEN DES REC IPCN”, Banco do Brasil Agência 3260-3, conta corrente 9297-5.


À Comissão de Obras.
RESTAURAÇÃO DO IPCN – NÓS QUEREMOS 2010.














19 de jan. de 2011

CERTIFICADO



Certificado criado pela Comissão de Obras de Restauração que será entregue a todos que aderirem a campanha para Restauração do IPCN      NÓS QUEREMOS 2010